Mademoiselle and The Doctor

Mademoiselle Lisette Nigot: a francesa radicada na Austrália que mudou para sempre a vida e a carreira de Philip Nitschke.

Sinopse: Mademoiselle Lisette Nigot, uma professora aposentada, francesa radicada na Austrália, parece ser uma candidata pouco convencional à morte assistida. Aos 79 anos, ela está bem de saúde, não sente dor e não está deprimida. Mas em Mademoiselle and The Doctor, ela expressa seus medos de avançar na velhice e enfrentar declínio físico. Ela simplesmente declara ao médico Philip Nitschke que não vê razão para continuar vivendo.

O caso de Lisette Nigot representa o teste final para uma política de legalização da morte assistida. Ao longo de uma extensa discussão, essa mulher inteligente e racional oferece respostas articuladas e muitas vezes espirituosas às objeções da cineasta de que ela não teria motivos para morrer.

Antes de Mademoiselle and The Doctor chegar à sua dramática conclusão, o documentário apresenta um argumento persuasivo sobre por que o direito de morrer deveria ser garantido por lei. Numa das frases ditas do filme: “uma sociedade que visa apoiar a qualidade de vida também deve se preocupar com a qualidade com que se morre”.

Lançamento: 2004 (Austrália)

Diretora: Janine Hosking

Onde assistir: Docuseek

Trailer (assista a 3 trechos do filme)



boamorte.org não é um site de incentivo ou de divulgação do suicídio. E não apoia quem o faz.
Procure ajuda. Especialmente se você é jovem e não é portador de doença incurável ou incapacitante.

Não tome nenhuma decisão solitária ou precipitada. Converse. Fale. Ouça. Informe-se.
A vida com qualidade é sempre a melhor opção.
boamorte.org é um espaço de discussão sobre o direito de morrer de modo humanizado, com dignidade – o derradeiro direito civil a ser conquistado. E a ser exercido somente em casos de sofrimento insuportável, em geral no fim da vida, quando a espera pela morte natural se tornar inaceitável.

A morte voluntária assistida, tanto na versão autoadministrada quanto na versão administrada por terceiros, constitui um procedimento ilegal hoje no Brasil

COMPARTILHE:


VEJA TAMBÉM