Rosa e Momo

Sophie Loren como Madame Rosa em Rosa e Momo: o desafio de enfrentar a demência e a escolha de morrer em casa e não num hospital

Sinopse: Madame Rosa (Sophia Loren) é uma judia sobrevivente do Holocausto que fornece moradia em seu apartamento para os filhos de prostitutas da cidade de Bari, na Itália. Momo, um imigrante senegalês órfão, de 12 anos, a rouba. Dr. Coen, médico de Madame Rosa e tutor adotivo do menino, devolve os itens roubados, faz o menino se desculpar e oferece dinheiro para que Rosa acolha o menino e cuide dele por alguns meses.

Rosa e Momo desenvolvem um vínculo profundo e ele se torna seu único protegido. Madame Lola começa a apresentar sinais de demência. Ela pede a Momo que prometa mantê-la fora dos hospitais, que a aterrorizam desde que ela foi submetida a experimentos médicos quando criança no campo de concentração de Auschwitz. Momo concorda e lhe dá sua palavra.

Mesmo assim, Madame Rosa é levada a um hospital quando sua saúde degringola. Momo a tira do hospital à noite e a esconde em um depósito, no porão do prédio em que vivem, onde ela se sente segura. Momo fica lá, cuidando de Madame Rosa até o fim.

Um filme belíssimo, dirigido pelo filho de Sophia Loren, que fala sobre encontrar humanidade, amor e dignidade, tanto na vida quanto na morte.

Lançamento: 6 de novembro de 2020 (mundial)

Diretor: Edoardo Ponti

Onde assistir: Netflix





boamorte.org não é um site de incentivo ou de divulgação do suicídio. E não apoia quem o faz.
Procure ajuda. Especialmente se você é jovem e não é portador de doença incurável ou incapacitante.

Não tome nenhuma decisão solitária ou precipitada. Converse. Fale. Ouça. Informe-se.
A vida com qualidade é sempre a melhor opção.
boamorte.org é um espaço de discussão sobre o direito de morrer de modo humanizado, com dignidade – o derradeiro direito civil a ser conquistado. E a ser exercido somente em casos de sofrimento insuportável, em geral no fim da vida, quando a espera pela morte natural se tornar inaceitável.

A morte voluntária assistida, tanto na versão autoadministrada quanto na versão administrada por terceiros, constitui um procedimento ilegal hoje no Brasil

COMPARTILHE:


VEJA TAMBÉM