Conheça Dave Warnock: como um ateísta, ex-evangélico, enfrenta uma doença incurável com coragem e dignidade

Dave Warnock: “invisto meus últimos dias de vida vivendo, e não buscando formas de permanecer vivo”

Dave Warnock passou a maior parte da sua vida adulta atuando como pastor evangélico, desde o momento em que, muito jovem, recém-saído do ensino médio, se engajou ao movimento carismático que varreu os Estados Unidos nos anos 60 e 70. “Deixei de fazer faculdade porque a única coisa que me interessava era salvar almas em nome de Jesus”, diz Dave.

Após vários anos de luta interna, Dave admitiu para si mesmo, em 2011, que não acreditava mais em um Deus pessoal.

“Via muita coisa errada acontecendo ao meu redor, gente sofrendo sem nenhuma justificativa, e percebi que estava cansado de ficar arranjando desculpas esfarrapadas para o mau comportamento de Deus”, diz Dave.

Em 2019, Dave foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença neurodegenerativa que afeta o sistema nervoso de forma progressiva e que acarreta paralisia motora irreversível. A expectativa de vida média dos pacientes de ELA é de 3 a 5 anos.

“Tem gente que, diante de uma doença grave, como a minha, investe toda sua energia buscando meios de permanecer vivo. Eu preferi focar em viver bem os dias que me restam”, diz Dave.

Dave pediu demissão do emprego na indústria de seguros. “Seria difícil preencher os formulários à mão”, brinca. E hoje se dedica a falar com as pessoas.

Tem um canal no YouTube, That GD Show, que co-apresenta com Genevieve, uma ativista do ateísmo, em que trata dos perigos e danos do fundamentalismo religioso, criticando especialmente o cristianismo evangélico.

“Busco oferecer um porto seguro àqueles que questionam sua fé, ou se recuperam de traumas religiosos, diante das tribulações da vida, a partir da minha própria perspectiva como um ateu, ex-evangélico, que enfrenta um diagnóstico de doença terminal”, diz Dave.

Dave é parceiro da Final Exit Network e planeja encerrar sua vida de modo digno no momento em que sua existência, em decorrência da doença, se tornar insuportável.

Aqui um vídeo em que Dave se apresenta e comenta sobre sua trajetória.

Dave também tem um site, Dave Out Loud.

E ele acaba de lançar um livro de memória, Childish Things.

Você pode apoiar Dave comprando itens – há algumas ótimas camisetas, para quem gosta – em sua loja online.

E você pode simplesmente entrar em contato com Dave.

TEM UMA HISTÓRIA PARA COMPARTILHAR?


boamorte.org não é um site de incentivo ou de divulgação do suicídio. E não apoia quem o faz.
Procure ajuda. Especialmente se você é jovem e não é portador de doença incurável ou incapacitante.

Não tome nenhuma decisão solitária ou precipitada. Converse. Fale. Ouça. Informe-se.
A vida com qualidade é sempre a melhor opção.
boamorte.org é um espaço de discussão sobre o direito de morrer de modo humanizado, com dignidade – o derradeiro direito civil a ser conquistado. E a ser exercido somente em casos de sofrimento insuportável, em geral no fim da vida, quando a espera pela morte natural se tornar inaceitável.

A morte voluntária assistida, tanto na versão autoadministrada quanto na versão administrada por terceiros, constitui um procedimento ilegal hoje no Brasil

COMPARTILHE:


VEJA TAMBÉM