Godard não era paciente terminal. “Ele estava exausto. Escolheu morrer e queria que isso fosse do conhecimento de todos”

Jean-Luc Godard morreu “em casa, pacificamente”, em Rolle, na Suíça, na companhia de sua mulher, a cineasta Annie-Marie Miéville.

Jean-Luc Godard, um dos cineastas mais influentes do século 20, morreu em 13 de setembro de 2022, aos 91 anos, de morte assistida.

Godard “recorreu à morte voluntária” porque foi “acometido de múltiplas doenças incapacitantes”, declarou à imprensa o advogado da família, Patrick Jeanneret.

Godard, nascido em Paris em 1930, em uma família franco-suíça, vivia há décadas de modo recluso em Rolle, na Suíça.

Segundo uma fonte próxima à família, citada pelo jornal francês Libération, Godard não era paciente terminal. Ele “não estava doente, estava simplesmente exausto. Então ele escolheu acabar com isso. Essa foi sua decisão e era importante para ele que isso fosse do conhecimento de todos”.

Em 2014, no Festival de Cannes, numa entrevista à TV, quando lhe perguntaram sobre a morte, Godard disse que não desejava continuar vivo a qualquer custo. “Se estiver muito doente, não tenho nenhum desejo de ser carregado em um carrinho de mão… de jeito nenhum”, disse ele.

Questionado sobre se imaginava recorrer à morte assistida, Godard respondeu: “sim… por enquanto”, dizendo que a escolha “ainda era muito difícil”.

Ele morreu “em casa, pacificamente”, na companhia de mulher, a cineasta Annie-Marie Miéville.

TEM UMA HISTÓRIA PARA COMPARTILHAR?


boamorte.org não é um site de incentivo ou de divulgação do suicídio. E não apoia quem o faz.
Procure ajuda. Especialmente se você é jovem e não é portador de doença incurável ou incapacitante.

Não tome nenhuma decisão solitária ou precipitada. Converse. Fale. Ouça. Informe-se.
A vida com qualidade é sempre a melhor opção.
boamorte.org é um espaço de discussão sobre o direito de morrer de modo humanizado, com dignidade – o derradeiro direito civil a ser conquistado. E a ser exercido somente em casos de sofrimento insuportável, em geral no fim da vida, quando a espera pela morte natural se tornar inaceitável.

A morte voluntária assistida, tanto na versão autoadministrada quanto na versão administrada por terceiros, constitui um procedimento ilegal hoje no Brasil

COMPARTILHE:


VEJA TAMBÉM