Derek Humphry, pioneiro da causa da autodeterminação: “a melhor legislação é a que permite à pessoa escolher”

Derek Humphry: “Quando houver legislação adequada nos Estados Unidos e no resto do mundo, vou parar de publicar Final Exit porque ele não será necessário.”

Derek Humphry, presidente da Euthanasia Research and Guidance Organization (ERGO), é um dos pioneiros do movimento mundial pelo direito de morrer. Aos 92 anos, já fez um bocado pela causa da autodeterminação.

Em 1980, fundou a Hemlock Society – em referência à cicuta, planta utilizada por Sócrates em seu suicídio em Atenas, em 399 a.C.

No mesmo ano, ajudou a fundar a World Federation Right do Die Societies (WFRTDS), que presidiu entre 1988 e 1990.

Em 2003, a Hemlock Society mudou seu nome para End-of-Life Choices. Em 2004, a End-of-Life Choices se fundiu com a Compassion in Dying, dando à luz a Compassion and Choices.

Em 2004, Derek fundou a Final Exit Network.

Além disso, Derek é autor de livros influentes, como Jean’s Way: A Love Story e Final Exit: Self-Deliverance and Assisted Dying for the terminally and hopelessly ill.

Derek foi entrevistado por Scott Douglas Jacobsen, pouco antes de complear 90 anos. A entrevista, publicada em fevereiro de 2019 no site Canadian Atheist e em maio de 2022 na plataforma jornalística In-Sight Publishing, você lê abaixo, em versão editada.


A Euthanasia Research & Guidance Organization (ERGO) é um bom recurso sobre o tema. Como ela surgiu?

A ERGO surgiu em decorrência da visibilidade dos meus livros. Principalmente Jean’s Way, de 1978, e Final Exit, de1991. Ambos se tornaram best-sellers e permanecem disponíveis via Kindle.

[ A organização Death With Dignity informa que “em 1991, Humphry publicou Final Exit, livro de instruções sobre autodeterminação diante da morte. Em 18 meses, o livro vende 540 000 cópias e liderou as listas de best-sellers nos Estados Unidos. Está traduzido em doze outras línguas. As vendas totais do livro já ultrapassam um milhão de cópias. Final Exit catalisou uma conversa de âmbito nacional nos Estados Unidos sobre a morte com dignidade como uma opção de fim de vida. ]

Qual a sua função atual, suas tarefas e responsabilidades, na ERGO?

Presido a ERGO e fornecendo literatura de qualidade sobre a decisão de morrer para doentes terminais. Divulgao notícias e opiniões sobre eutanásia, geralmente no ambiente digital. Respondo a perguntas diárias de pessoas em sofrimento, que lidam com a iminência da sua própria morte, ou de um ente querido.

[ Em depoimento publicado no site da Death With Dignity, em outubro de 2019, Derek complementa:

“As pessoas ainda me ligam ou me mandam e-mails com perguntas sobre como morrer. Entram em contato comigo todos os dias da semana. Pessoas de todo o mundo.

Sou um agente de informação. Deixo o resto para as organizações.

E nunca perdi de vista o que realmente queria: alterar a legislação. Quando houver legislação adequada nos Estados Unidos e no resto do mundo, vou parar de publicar Final Exit porque ele não será necessário.” ]


Quais são os principais mitos ou deturpações sobre a eutanásia?

Essa é uma ótima questão. Fundamentalmente, minha abordagem é respeitar as visões opostas sobre morrer que as pessoas possam ter, sem rejeitar a minha própria visão sobre a melhor maneira de agir nessa hora.

[ Ainda no depoimento à Death With Dignity, Derek afirmou que “países como Holanda, Bélgica e Luxemburgo têm o tipo de lei que eu gosto: uma legislação que permite ao paciente solicitar medicamentos ou injeção letal. Acho que é assim que se faz”. ]


Como a ERGO fornece trabalha as informações sobre eutanásia?

Nossas publicações aparecem em vários idiomas e são lidas em todo o mundo.


Que setores da sociedade oferecem mais resistência a ideias como eutanásia, morrer com dignidade, direito de morrer, morte assistida e assim por diante?

A Igreja Católica é contra qualquer forma de morte assistida. As igrejas protestantes estão divididas. Os judeus ortodoxos também são contra, mas não os judeus reformistas. E, claro, os muçulmanos também são contra.

As várias Associações Médicas sempre foram, de modo geral, politicamente, contra meus pontos de vista, mas estão revendo seus pontos, agora que a opinião pública está cada vez mais voltada a nosso favor.


Quais são os esforços ativistas, jurídicos e socioculturais mais importantes em andamento hoje para o avanço dos direitos humanos nesta que é provavelment a decisão mais importante que alguém poderá tomar na vida – o momento e o modo de terminá-la?

Existem 50 grupos de direito à morte no mundo fazendo campanha para que a morte assistida e a eutanásia sejam introduzidas democraticamente em seus países.


Quais são os bons recursos, organizações e pessoas que você recomenda seguir no tema do direito de morrer?

Alguns sites que eu sugiro:
ERGO
ERGO Videos
Assisted Suicide
Assisted Dying
Final Exit Network
World Federation Right do Die Societies




boamorte.org não é um site de incentivo ou de divulgação do suicídio. E não apoia quem o faz.
Procure ajuda. Especialmente se você é jovem e não é portador de doença incurável ou incapacitante.

Não tome nenhuma decisão solitária ou precipitada. Converse. Fale. Ouça. Informe-se.
A vida com qualidade é sempre a melhor opção.
boamorte.org é um espaço de discussão sobre o direito de morrer de modo humanizado, com dignidade – o derradeiro direito civil a ser conquistado. E a ser exercido somente em casos de sofrimento insuportável, em geral no fim da vida, quando a espera pela morte natural se tornar inaceitável.

A morte voluntária assistida, tanto na versão autoadministrada quanto na versão administrada por terceiros, constitui um procedimento ilegal hoje no Brasil

COMPARTILHE:


VEJA TAMBÉM