“Jean’s Way: A Love Story” e “Final Exit: The Practicalities of Self-Deliverance and Assisted Suicide for the Dying”


Jean’s Way: A Love Story (algo como “A Escolha de Jean: Uma História de Amor”) e Final Exit: The Practicalities of Self-Deliverance and Assisted Suicide for the Dying (algo como “A Saída Final: aspectos práticos da autodeterminação e do suicídio assistido para quem está morrendo”), de Derek Humphry.

Jean’s Way é “o relato comovente da autolibertação cuidadosamente planejada de uma mulher sofrendo em estado terminal.”

O livro conta a história real “de uma mulher com doença terminal avançada que desejou apressar seu fim com a ajuda de seu marido, Derek Humphry. Era 1975 e não só o suicídio assistido era contra a lei, mas também era um grande tabu.”

“Jean Humphry seguiu com seu plano de morrer em paz e dignidade em sua própria casa, e não no hospital. Esta foi uma decisão individual; o casal não tinha conhecido então sobre a eutanásia e o suicídio assistido. Essa discussão só viria a ganhar visibilidade anos depois, quando a questão do direito à morte veio à tona. Os testamentos vitais também estavam apenas começando a se tornar conhecidos.

“Jean sofria há mais de dois anos de câncer de mama, e a doença tinha se espalhado por todo o seu corpo. Ela decidiu que era sua hora de ir embora.

“A pedido de Jean, Derek conseguiu uma overdose letal e guardou-a em um local seguro em sua casa em Wiltshire, na Inglaterra. Quando a dor e a angústia se tornaram grandes demais, Jean pediu as drogas para que ela pudesse morrer naquela tarde.

“Quando ela estava pronta, Derek misturou a poção letal em uma caneca de café. Depois de dizer ‘Adeus, meu amor’, Jean esvaziou a xícara e morreu dentro de uma hora.

“Três anos depois, Derek (jornalista do London Sunday Times) publicou este livro de memórias, que se tornou-se um best-seller no Reino Unido e foi traduzido para quatro idiomas.”

COMPRE

Final Exit é o mais famoso D.I.Y. [Do It Yourself, ou “Faça você mesmo”] livro sobre eutanásia voluntária e suicídio assistido. Trata dos caminhos para um adulto competente, que está em estado terminal ou irremediavelmente doente, levar sua vida a um fim pacífico e não-violento, se assim o desejar.

Final Exit descreve as complicações legais relacionadas a morte assistida, eutanásia, suicídio, com considerações sobre testamento vital, diretivas antecipadas de vontade, os aspectos familiares, problemas com seguro de vida. O Oregon Death With Dignity Act completo, que permite o suicídio assistido por médico para os cidadãos desse estado, está incluído como apêndice.”

COMPRE

Derek Humphry, jornalista e autor americano nascido na Grã-Bretanha em 1930, se tornou um dos mais notáveis defensor do suicídio assistido legal e do direito de morrer. Em 1980, co-fundou a Hemlock Society e, em 2004, após a dissolução dessa organização, co-fundou a Final Exit Network. De 1988 a 1990, foi presidente da World Federation Right to Die Societies e é o atual presidente da Euthanasia Research & Guidance Organization (ERGO).




boamorte.org não é um site de incentivo ou de divulgação do suicídio. E não apoia quem o faz.
Procure ajuda. Especialmente se você é jovem e não é portador de doença incurável ou incapacitante.

Não tome nenhuma decisão solitária ou precipitada. Converse. Fale. Ouça. Informe-se.
A vida com qualidade é sempre a melhor opção.
boamorte.org é um espaço de discussão sobre o direito de morrer de modo humanizado, com dignidade – o derradeiro direito civil a ser conquistado. E a ser exercido somente em casos de sofrimento insuportável, em geral no fim da vida, quando a espera pela morte natural se tornar inaceitável.

A morte voluntária assistida, tanto na versão autoadministrada quanto na versão administrada por terceiros, constitui um procedimento ilegal hoje no Brasil

COMPARTILHE:


VEJA TAMBÉM